4 RECLAMAÇÕES COMUNS QUE O SÍNDICO TEM QUE ENFRENTAR - LDJ CONTABILIDADE

12/02/20200
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O dia a dia de um condomínio sempre tem conflitos e situações que devem ser resolvidas ou intermediadas pelo o síndico. A LDJ Contabilidade realiza a gestão de diversos condomínios na região de Florianópolis e por isso listamos as reclamações mais comuns para quem deseja ser síndico se preparar:

O BARULHO

No ranking de primeiro lugar a reclamação de barulho ganha disparado. O bom senso aqui deve prevalecer. Os excessos podem ser resolvidos com boas normas para a convivência de todos. O causador deve ser sempre notificado e se não resolver, e ser frequente, seria o caso de analisar se fere a lei do silêncio, e se for o caso enviar uma advertência e posteriormente uma multa. Porém, reclamar de qualquer ruído como, passos, crianças recém-nascidas, conversas, reunião de família e amigos fora do horário da lei do silêncio mas que sejam atípicas, podem ser contornadas com uma boa conversa. O bom senso neste caso sempre deve ser colocado em primeiro lugar.

CARROS MAL ESTACIONADOS

Uma situação rotineira é aquele morador que tenha uma certa dificuldade de fazer baliza e estaciona o carro de qualquer jeito na vaga. Esse tipo de reclamação não é responsabilidade do condomínio, porém o síndico deve fazer a ponte para um diálogo, e levantar a importância de todos prestarem atenção na hora de ocupar a vaga, pensando sempre em um bem coletivo. Há casos que condomínios acabam trocando as vagas com outros vizinhos, por conta da rotina diária.

OBRAS EM APARTAMENTOS

As reformas em imóveis são comuns e costumam gerar barulho, poeira e movimentação de terceiros nas áreas comuns do condomínio. Para manter a segurança de todos, deve-se redigir normas bem regulamentadas para que a movimentação desses operários não prejudique a segurança de todos. Da parte do vizinho do apartamento em obras, só resta ter um pouco de paciência até a obra chegar ao seu término pois, das 8 e 18 horas e em dias úteis, os serviços podem ser realizados normalmente e de nada adiantará reclamações ao síndico.

ANIMAIS DOMÉSTICOS

O síndico deve orientar os donos dos animais que convivem com os moradores para ter cuidado no sentido de que estes não causem a perturbação dos demais ou danos na dependência do prédio. Apesar de algumas convenções proibirem esses animais, a justiça vem permitindo a permanência deles. Mais uma vez o bom senso deve ser usado nestes casos. A maioria gosta de cães e gatos e hoje em dia, eles são como membro da família. É bom destacar que o Regimento Interno deve ter as normas de circulação dos animais domésticos bem definidas, para evitar desavenças entre vizinhos.

Essas e outras reclamações que o síndico pode enfrentar podem ser enfrentadas com uma boa assessoria e realização da constituição do edifício com a ajuda de uma empresa especializada. A elaboração de convenção, de regimento interno e demais questões serão facilmente elaboradas por essa consultoria.

A LDJ Contabilidade realiza a administração de condomínios da Grande Florianópolis.

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