PORQUE SEU RH PRECISA CADA VEZ MAIS SER MOBILE?

Tendências apresentadas no ConaRh 2018 em São Paulo.

Um dos temas que preocupam o RH moderno é o engajamento de novas estratégias e estímulo às novas competências com a transformação digital. Os dispositivos móveis mudaram a forma como nos conectamos com o mundo e as empresas não estão fora disso. O modo como as empresas devem fazer na gestão de seus colaboradores também irão transformam o modo com que seus colaboradores engajarão na empresa.

O celular está envolvido desde a hora que você acorda, até nas rotinas que você faz. Hoje, você consulta um App para chamar um Uber, ver o horário do ônibus e olhar o trânsito de sua casa até a empresa. Além disso, consulta onde vai comer, qual médico vai consultar, e outras inúmeras coisas que pesquisamos no celular.

O diretor da LG Marcello Porto, fala exatamente disso na matéria ao Blog ConaRh. E destaca como os bancos estão se saindo à frente neste mundo mobile. Se reinventando e trazendo soluções na palma da mão de seu cliente. Está comprovado em números, pois foi divulgado em 2017 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a consultoria Deloitte, que as transações bancárias por dispositivos móveis superaram as operações realizadas com o uso de outros canais de atendimento ao cliente.

O que o diretor quer levantar na matéria é que, se a forma com que nos relacionamos com o mundo mudou, porque deveria ser diferente na gestão de pessoas? Isso pode ser iniciado com a atração de novos talentos, por exemplo. Há algumas empresas que já tem aplicativos que contam com games, entrevistas online e recrutamento via redes sociais, facilitando a busca de cadastro de vagas e também a vida do próprio entrevistado, que muitas vezes não tem recursos suficientes para se locomover para tantas entrevistas, e até para preenchimento de cadastro, que toma tempo de ambos os lados.

O mundo mobile começa a ficar melhor se pensarmos nas tarefas diárias de um RH, como registro de ponto, consultar holerite, solicitação e aprovação de férias, e as atividades relacionadas ao desenvolvimento, como treinamentos, aplicação e formalização de feedbacks recebidos no dia a dia.

Marcello questiona, mas então pode onde começar? O Rh deve buscar no mercado ferramentas que suportem o crescimento do seu negócio ao longo prazo. Priorizar aplicativos que estejam em constante atualização e que façam a integração com outros subsistemas da gestão de pessoas, como a folha de pagamento. Valorizar os parceiros que se atentam às necessidades do seu capital humano. Afinal, são as pessoas que geram valor para as empresas e a tecnologia deve estar sempre a favor disso, termina Marcello.

Texto adaptado por: EC2Elis para Ldj Contabilidade

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