Acreditamos que a maioria das empresas já identificaram o valor que é ter um Gestor de pessoas comandando a equipe. O profissional que identifica os pontos fortes e sinaliza os pontos fracos de sua equipe, remanejando para que sempre tire o melhor que cada um pode dar de si, mantem a motivação e consequentemente atrai bons resultados.
Para os gestores que buscam melhorias em si, pegamos 3 dicas escritas pela Revista Exame, onde a especialista Fátima Motta, professora doutora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, explica como melhorar o seu desempenho com sua equipe por meio de 3 caminhos bem simples:
Foque menos nos resultados e mais nas pessoas
De acordo com a especialista, por falta de tempo, e algumas vezes de amadurecimento para gerir pessoas, é comum que os líderes de equipes deixem de lado seus funcionários e passem a controlar apenas os números, métricas e resultados. Um investimento que pode trazer retornos rápidos, mas nem um pouco sustentáveis a longo prazo. É preciso que os gestores entendam que conhecer suas habilidades, bem como as dos membros de sua equipe, é o maior investimento que ele pode fazer para conseguir os resultados exigidos pela empresa e para ele se desenvolver como líder.
Saiba onde eles querem chegar e diga como
Sem conhecer sua equipe, grande parte dos gestores peca em não alinhar as expectativas da empresa com a de seus funcionários. Mas como cada profissional do time tem um sonho, um objetivo profissional, é preciso que os gestores conheçam bem essas pessoas para saber como ajudá-las a chegar onde elas querem e, assim, cumprir sua missão de desenvolvê-las, com base no desempenho e nas metas individuais delas.
Incentive o cooperativismo
Muitas empresas preferem avaliar os funcionários por meio de metas individuais, sem pensar no risco de instaurar um clima de guerra interna. Os objetivos individuais não motivam o trabalho em grupo. O ideal, é que o gestor estabeleça objetivos mistos para fazer com que a equipe entenda que é preciso ter a colaboração de todos para chegar às metas. Assim, em vez de favorecer apenas os que cumprem o estabelecido custe o que custar, o líder consegue avaliar também os que cumprem seus objetivos, sem deixar de ajudar os demais colegas a atingirem os resultados – que, afinal, é da área como um todo.
“Uma equipe mais unida e agradável de se conviver, irá semear mais comprometimento de todos!”